CECF André Araújo encerra atividade de férias com lanches e brindes para a criançada da comunidade da Raiz  

Texto: Margarida Galvão/ Foto: Jimmy Christian/ Seas

Cerca de 54 crianças, entre seis e 12 anos, participaram, na manhã desta sexta-feira (20/01), do encerramento da Colônia de Férias realizada pelo Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, no bairro da Raiz, zona Sul de Manaus, mantido pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Foram três dias de muitas atividades recreativas e esportivas, onde as crianças tiveram a oportunidade de brincar e interagir entre elas.

As atividades de férias do Centro de Convivência da Raiz , um dos sete aparelhos públicos do Estado atuando na Proteção Social Básica e no Fortalecimento de Vínculos, fecharam com uma programação especial lanches, brindes, brincadeiras lúdicas com torta na cara, chuva de pó colorido, pula-pula. Também houve uma apresentação do grupo de capoeira da Associação de Capoeira Voo da Iúna.

De acordo com a diretora do CECF André Araújo, Leila Gazel, houve uma participação expressiva de comunitários dos bairros da Raiz e de Petrópolis, que levaram os filhos para os três dias de atividades intensas. “Houve um empenho de pais e avós que se prontificaram a trazer suas crianças, o que propiciou um resultado satisfatório da programação voltada às férias escolares”, assegurou.

O aposentado Jair Fernandes de Souza, 73 anos, que acompanhou o neto de 8 anos, nos três dias de atividades, elogiou a iniciativa governamental, destacando que esse tipo de atividade é importante para tirar as crianças da frente da televisão e dos joguinhos do celular. “É uma forma de manter as crianças ocupadas”, ressaltou.

A consultora de vendas Gilmara Rodrigues, 47 anos, também comemorou a iniciativa, por entender que envolver as crianças e jovens nessas brincadeiras lúdicas é positivo. A filha Clara Rafaela Fortes, 11 anos, é uma das participantes da Colônia de Férias. “Ela está adorando participar das brincadeiras, e eu, mais ainda, porque nesse período que está no centro se desliga do celular, o que é benéfico”, destacou a mãe.

A programação envolveu tanto o corpo técnico da Seas – psicólogo, assistente social, orientador – como os integrantes do Projeto Mais Vida. O coordenador do Mais Vida no André Araújo, professor Marfeson Braga disse que a Colônia de Férias se baseou em ludicidade, com brincadeiras variadas como cabo de guerra, corrida do saco, queimada entre outras, procurando desenvolver a atividade motora da criançada. “A comunidade foi bem receptiva, participativa, o que é importante para o entrosamento do trabalho”, frisou.

A aposentada Luzia Bezerra da Silva, 69 anos, participa ativamente das atividades do centro, participando dos Grupos Esperança e das Mulheres, e resolveu trazer o neto de 11 anos para as atividades de férias. “Ele está bem empenhado nas atividades e com isso, consegui tirá-lo do celular”, admitiu.