Casa do Migrante Jacamim completa 30 anos acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade

Foto: Jimmy Christian/Seas
A Casa do Migrante Jacamim, localizada na avenida Mário Ypiranga, no bairro Flores, zona centro-sul, promoveu nesta sexta-feira (19/05), uma programação interna com os usuários acolhidos no espaço para comemorar os seus 30 anos de funcionamento.
O acolhimento imediato e emergencial, na modalidade casa de passagem, é um dos serviços socioassistenciais oferecidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), para atender o cidadão em situação de vulnerabilidade.
O evento contou com um almoço especial para os acolhidos pelo abrigo e os funcionários do local.
De acordo com a coordenadora da Casa Jacamim, Thainá Mota, o abrigo é de extrema importância para a população em situação de vulnerabilidade que vem do interior e até mesmo de outros países.
“Hoje o Jacamim está fazendo 30 anos e nesses anos ele tem demonstrado a sua importância para a população do Estado do Amazonas, de outros estados e até de outros países, que são o nosso público aqui dentro. O Jacamim é um braço do estado para atender as pessoas que estão em situação de vulnerabilidde, que não têm condições financeiras e vêm pra cá”, destacou Thainá.
O espaço recebe indivíduos em trânsito, seja de nacionalidade brasileira, seja estrangeira, com uma permanência máxima de 90 dias. O local foi estruturado para receber até 50 pessoas. Durante o mês, cerca de 40 a 60 pessoas são acolhidas no abrigo.
O corpo técnico da Casa Jacamim éformado por assistentes sociais e psicólogos, que realizam várias atividades com os usuários, como rodas de conversa a diálogos sobre a temática, visando melhorar a convivência no ambiente e as questões emocionais.

A Casa do Migrante Jacamim tem como público-alvo os migrantes estaduais, nacionais e internacionais. A casa oferece cinco refeições ao dia - café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.