Caisan-AM faz sua primeira reunião ordinária e discute sobre o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas

Texto: Tânia Brandão/Fotos: Jander da Silva Souza

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Caisan-AM) realizou sua primeira reunião ordinária nesta segunda-feira (08/07), na sala do Conselho da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Além de Márcia Sahdo, titular da Seas e também presidente da Câmara, compareceram representantes das secretarias estaduais de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Fazenda (Sefaz) e Meio Ambiente (Sema).

O novo Regimento Interno, que institui a natureza e a finalidade, a organização, e outras atribuições da Caisan-AM, foi discutido, alterado e aprovado pelos membros do colegiado. A secretária Márcia Sahdo explicou que o próximo passo é publicar o regimento para que a Câmara possa caminhar.

“A reunião foi muito produtiva, porque conseguimos discutir toda a pauta que estava prevista. A intenção foi retomar as atividades e conversar sobre como estavam as ações de 2018 referentes à segurança alimentar no Estado do Amazonas, e a partir daí traçar objetivos e metas”, pontuou Márcia Sahdo.

Sahdo explicou que, em relação à Seas, uma das propostas caminha no sentido de trabalhar um diagnóstico das famílias que frequentam os Sopões e Restaurantes Prato Cidadão, bem como fazer um diagnóstico nos municípios, que pode ser inserido no próximo Plano Plurianual (PPA) do Governo do Amazonas.

Érika Bernardes, secretária executiva da Caisan-AM, acrescentou que um dos principais pontos da pauta que já começou a ser discutido foi a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nutricional (Sisan) nos municípios.

“O objetivo é levar essa adesão aos municípios. Um Plano foi elaborado no governo passado, mas só foi entregue no final de 2018 e termina, portanto, no final deste ano. Por isso é importante verificar quais as metas que foram atingidas, verificando esses resultados junto a cada Secretaria, e discutir ações e metas para os próximos quatro anos”, reforçou.

Na oportunidade, a nova logomarca da Caisan-AM foi apresentada pelo designer da Seas, Luiz Almeida. Ele explicou que a logo foi desenvolvida a partir dos conceitos de união, intersetorialidade e interdisciplinaridade, e que as formas e padrões geométricos empregados foram usadas com o objetivo de dinamizar e modernizar a marca da Câmara Intersetorial.