18 de Maio: Seas intensifica campanha  nos Centros de Convivência da Famílias

Texto: Margarida Galvão

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) celebrou o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com uma série de atividades de alerta e conscientização nos Centros de Convivência da Família.

No CECF Magdalena Arce Daou, localizado no bairro Santo Antônio, zona centro-oeste, foi utilizada a linguagem teatral para chamar a atenção de 168 crianças e adolescentes, alunos da Escola Estadual Melo e Póvoas.  O CECF Miranda Leão participou do Ato Público “Faça Bonito vai à praça”, realizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), das 8h30 às 11h30.

As atividades no CECF Magdalena Arce Daou, iniciaram com exercícios de alongamento para os alunos orientados feito pelos funcionários da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), seguido de uma dinâmica com as assistentes sociais Jéssica Simões e Maria Amorim. O passo seguinte foi a palestra ministrada pela psicóloga Raquel Lemos, que tratou sobre a proteção das crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. A ação no auditório foi feita em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Na abertura dos trabalhos com os estudantes, a diretora do Magdalena, Ana Paula Morais Nogueira, destacou a importância da campanha, ressaltando que o abuso sexual normalmente acontece de forma silenciosa, no meio familiar e fora também, daí a necessidade dos pais e responsáveis ficarem atentos. “Proteger as crianças e adolescentes da violência é dever de todos”, lembrou.

A convite do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Amazonas, o CECF Miranda Leão, no bairro Alvorada, zona oeste, participou da atividade externa. A diretora Lysli Feitosa disse que a campanha é importante e precisa ser feita no dia a dia, diante do grande número de casos de violência contra crianças e adolescentes.

Por sua vez, a equipe do CECF 31 de Março, no Japiim, distribuiu panfletos nos semáforos, na Feira Municipal do Japiim e na Lagoa do Japiim. A diretora Cibele Aquino disse que a equipe se empenhou na ação deste 18 de Maio, visando a proteção das crianças e adolescentes.

O CECF Padre Pedro, na Cidade Nova, optou por atividade interna com a apresentação do grupo “Convivência Com Alegria”, direcionando a campanha do 18 de Maio para os idosos e a importância de cuidar dos filhos e netos e denunciar os casos de abuso.