Seas realiza oficina de produção de pão de farinha de arroz na Comunidade Rio Piorini

Fotos: Jander Souza / Texto: Margarida Galvão

Frequentadores do Sopão da Comunidade Rio Piorini, bairro Colônia Terra Nova, na zona norte de Manaus, administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), participaram de uma oficina culinária de produção de pão de farinha de arroz, na manhã desta segunda-feira (14/10). A receita, simples e barata, envolveu moradoras e moradores interessados em aprender a fazer um alimento sem glúten.

Realizada por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional no Amazonas (Caisan/AM), a oficina propiciou aos participantes a chance de saborear um novo tipo de alimento de forma simples e saudável. A ação faz parte da programação da Seas para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

 

A dona de casa Francisca Correa da Silva, de 57 anos, considerou excelente a oportunidade de aprender a fazer a receita do pão de farinha de arroz, que não conhecia, e cujo produto final é de excelente qualidade. “É fácil de fazer e rápido, porque se batem os ingredientes no liquidificador e, em seguida vai para o forno”, disse, ressaltando ser frequentadora assídua do Sopão. “Venho aqui todos os dias me alimentar dessa sopa”, completou.

 

A missionária e dona de casa, Francelina Cruz de Brito, 47, também não conhecia a receita e adorou participar da oficina para aprender a fazer o pão. “Esse tipo de ação é excelente e deveria acontecer mais vezes, a fim de que a comunidade possa aprender a fazer seu próprio alimento e até gerar renda”, disse a participante, que também é frequentadora assídua do Sopão. “Muitas pessoas adquirem enfermidades por não saber se alimentar direito”, completou Francelina.

 

Fabiana Oliveira da Silva, 40, outra dona de casa de casa que não conhecia a receita, considerou interessante e saborosa, além de fácil de fazer. Ela disse que vai colocar em prática o novo aprendizado. “Aprendi a fazer, provei e gostei, por se tratar de um produto saudável. Vou fazer em casa e, quem sabe, começo a fazer por encomenda”, mencionou, agradecendo pela chance de novos aprendizados. “A comunidade precisa dessas iniciativas para fazer o próprio alimento de forma saudável e que não exige custo alto”, completou.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Seas, Kaliny de Souza Lira Alves, elogiou as donas de casa pela participação decisiva na oficina. “Foi uma experiência maravilhosa. Elas mostraram interesse e apresentaram novas ideias para incrementar a receita, inclusive mostraram saber o que é saudável e o que não é”, frisou a nutricionista, que considera a ação um avanço para segurança alimentar.

 

Na opinião da especialista, o Dia Mundial da Alimentação é uma forma de conscientizar as pessoas sobre o consumo de alimentos de baixo custo, mas de forma saudável. “Em casa, tenho certeza que eles (participantes) vão propagar a oficina de panificação do pão de arroz, para consumo próprio, e também usar a receita para vender o pão para outras pessoas”, sintetizou.

 

Receita simples – Conforme a nutricionista, trata-se de uma receita simples e barata (sai ao preço de R$ 6,50), cujos ingredientes são: 1 xícara de leite (com ou sem lactose); 3 ovos; 2 colheres de sopa de margarina (mas pode ser manteiga comum, azeite ou óleo de coco); 2 xícaras de farinha de arroz; 1 colher de sopa de fermento químico (pó) e 1 pitada de sal.

 

Para o preparo, adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar homogêneo. Em seguida, adicionar a mistura numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido (fogo médio, 180ºC) para assar por 35 minutos. Após assado é só servir, e bom apetite!