Seas promove videoconferência para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Canutama e Itapiranga

Texto: Margarida Galvão/ Fotos: Kerolyn Leigue

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou, nesta quarta-feira (19/08), videoconferência com gestores e técnicos dos municípios de Canutama e Itapiranga, que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). A medida faz parte do plano de ação para o ano de 2020 do Departamento de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (DGSUAS/SEAS) junto aos municípios amazonenses.

Além do aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no estado do Amazonas, o apoio técnico aos dois municípios, concedido por meio da videoconferência transmitida pela Estação Conecta, do Programa Criança Feliz (PCF), vinculado ao Suas, teve como objetivo identificar as ações realizadas de enfrentamento à pandemia do Covid-19 na gestão do referido sistema.

Neste ano, já foram realizadas dez videoconferências individualizadas com os municípios que sinalizaram a implantação da vigilância socioassistencial e gestão do trabalho. A videoconferência de hoje foi coordenada pelas representantes do DGSuas/Seas, Evelyn Albuquerque, gerente de Informação; Karla Marques, gerente da Gestão do Trabalho; e Heitor Moura, gerente da Vigilância Socioambiental.

Essas visitas, inicialmente, eram feitas in loco, com os técnicos indo aos municípios para levar informações do DGSUAS e também ouvir a demanda dos trabalhadores do Suas, que atuam nos Cras e Creas. Com a pandemia do novo coronavírus, o desafio foi não parar as atividades, que passaram a ser feitas via teleconferência por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

“Agora, estamos realizando (as videoconferências), com o apoio do Programa Criança Feliz, aqui mesmo, na Seas, e com isso, conseguimos alcançar um maior número de municípios”, informou Evelyn Albuquerque, destacando que esse trabalho de escuta com técnicos e trabalhadores de cada município, individualmente, está dando certo porque permite um tempo maior de aprendizagem e também de compartilhamento de suas experiências.

Segundo a gerente, nesse período de pandemia, os trabalhadores do Suas estiveram na linha de frente, realizando um trabalho excelente junto à população em situação de vulnerabilidade e risco social. “Surgiram várias portarias, a exemplo da n° 369/2020, destinando recursos do Ministério da Cidadania aos municípios para auxílio emergencial, e nisso tudo, precisamos dar o apoio necessário a eles”, enfatizou.

Além de Canutama e Itapiranga, os municípios atendidos pela ação foram Alvarães, Fonte Boa, Boa Vista do Ramos, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Coari, Tefé, Anamã e Rio Preto da Eva, totalizando a participação de mais de noventa técnicos da assistência social. Os mesmos relataram os trabalhos desenvolvidos com a população e as dificuldades encontradas nesse período.