Seas promove videoconferência do ‘Programa Criança Feliz’ para avaliar resultados na pandemia

Texto: Kerolyn Leigue/ Foto: Miguel Almeida

 

Na manhã desta segunda-feira (25/05), aconteceu uma reunião através de videoconferência com visitadores, supervisores e secretários de assistência social de 32 municípios do estado que participam do programa Criança Feliz. O objetivo da videoconferência foi avaliar e alinhar os trabalhos realizados durante a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus e entender quais os desafios enfrentados para que os atendimentos continuem sendo realizados de forma qualitativa.

Logo após o decreto de quarentena e distanciamento social em todo o estado, os atendimentos que anteriormente eram feitos de forma presencial para famílias em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência (PCDs) e gestantes precisaram ser remanejados para a forma on-line, através de grupos no aplicativo de mensagens Whatsapp, ligações e vídeos gravados pelos visitadores responsáveis.

Trabalho Importante –  As atividades remotas têm sido de suma importância para que o acompanhamento dos participantes do programa continuem sendo realizados. Para isso, foi montada, na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), uma estação de videoconferência para que as atividades ocorram com mais qualidade e rapidez.

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal e no Amazonas, é executado pela Seas. O Criança Feliz atende famílias em situação de vulnerabilidade social e está inserido na Proteção Social Básica, trabalhando de forma articulada com os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) nos municípios.

Ao todo, são 59 municípios atendidos. Visitas domiciliares e ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos fazem parte do programa, que atende 9,8 mil pessoas no Amazonas.