Seas promove primeira reunião do Núcleo de Educação Permanente do Suas e apresenta plano de trabalho para 2020

Texto: Margarida Galvão / Fotos: Jander Souza

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou nesta quinta-feira (20/02) a primeira reunião do Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Nuep/Suas/AM) de 2020. O encontro aconteceu nas instalações do Movimento Amigos da Zona Norte (Mazon), no Monte das Oliveiras, zona norte, e reuniu vários segmentos que representam os trabalhadores, professores de universidades, gestores e usuários do Suas.

Criado em 2016, o Nuep-AM se traduz como uma instância consultiva e cooperativa, buscando, em parceria com a gestão estadual, efetivar a política de educação permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O núcleo apoia a gestão num processo de implementação, monitoramento e avaliação das ações de educação permanente para os trabalhadores, usuários, conselheiros e gestores. O núcleo é composto por representantes de diversos órgãos, como Seas, Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-AM), Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas (Fetsuas-AM) e instituições de ensino superior.

A reunião foi dirigida pela secretária executiva adjunta da Seas, Fernanda Ramos, e contou com a participação de técnicos do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (DGSuas), da Seas, que apresentaram o Plano de Trabalho do Nuep para 2020, além do formulário de pesquisa para o diagnóstico do perfil do trabalhador do Suas que vai ser aplicado neste ano em todo o estado do Amazonas.

A política de educação permanente no Suas visa, primeiramente, garantir o aprimoramento intelectual dos diferentes sujeitos que atuam na política, a exemplo dos trabalhadores, usuários, conselheiros e gestores. Dessa forma, permite melhorar a qualidade dos serviços socioassistenciais, fazendo do usuário do Suas o maior beneficiário dessa política, cujos princípios e diretrizes o Nuep contribui para colocar em prática, conforme a Resolução n° 4 do Conselho Nacional de Assistência Social de 2013.

Ainda na reunião foi apresentado o Plano de Ação do Nuep, que contempla várias formações e capacitações não só para os trabalhadores, como também para usuários e conselheiros. Um dos pontos na pauta do núcleo foi a discussão do instrumental que vai subsidiar a elaboração do diagnóstico do perfil do trabalhador do Suas.

Encontros descentralizados – Essa foi a primeira reunião descentralizada do Nuep na nova gestão da Seas. No próximo mês, o evento vai acontecer no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A expectativa é que esses momentos ocorram em vários equipamentos sociais, como Centros de Referência e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Cras/Creas), e Centros de Convivência da Família e do Idoso.

Está na política do Nuep que esses encontros sejam descentralizados. “A gente considera que foi uma ótima iniciativa descentralizar esses encontros e realizar a primeira reunião na sede da Mazon”, frisou a secretária Fernanda Ramos.

Porta de entrada – A gerente de Gestão do Trabalho do DGSuas, Jane Almeida, considera o Nuep como porta de entrada, dentro da gestão estadual, para o usuário e o trabalhador do Suas, aproximando-os e possibilitando a eles participar da construção e planejamento dessa política, em articulação com outras políticas públicas, como Educação, que tem sido grande parceira do núcleo, e Direitos Humanos e Cidadania.

“É realmente um espaço de diálogo, de construção coletiva de pensar e fazer democracia por meio de pensar essa política para todos, tanto pelo viés do gestor quanto do trabalhador e, principalmente, do usuário”, sintetizou.

 

FOTOS: Jander Souza