Seas promove oficina para facilitar a operacionalização do Sistema Único de Assistência Social

Texto: Tânia Brandão/ Fotos: Miguel Almeida

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (DGSuas), iniciou hoje (1º/09) a quarta edição da “Oficina Gestão do Suas – Do conceito à prática”, direcionada a gestores e técnicos da assistência social dos municípios amazonenses. A atividade se estende até a sexta-feira (04/09).

A abertura do evento foi realizada pelas secretárias Maricília Costa, Michelle Bessa, e Andréa Cidade, respectivamente titular, executiva e adjunta da Seas, no auditório da Secretaria.

A secretária Maricília Costa deu as boas-vindas aos 32 participantes e destacou que a programação foi preparada com o cuidado de atender as demandas municipais na área da assistência social.

“Vocês estão na ponta desse processo e conhecem de perto as dificuldades. Estamos aqui para dar suporte para vocês por meio de atividades que permitirão que seus conhecimentos sejam ampliados e resultem numa boa gestão”, assinalou a titular da Seas.

Representantes de 13 municípios irão participar da programação, que abrange palestras, rodas de conversa, relatos de práticas exitosas e atividades práticas.

A diretora do Departamento de Gestão do Suas (DGSuas), Lorena Barreto, explicou que a oficina tem como objetivo o aprimoramento da gestão da Política de Assistência Social no estado a partir da troca conhecimentos e informações sobre o Suas. Esses conhecimentos irão auxiliar o planejamento e a execução das ações nos municípios.

“A missão da Seas é apoiar tecnicamente os municípios na operacionalização do Sistema Único de Assistência Social.  Então essa aproximação junto aos gestores e técnicos é de extrema importância para alinhar as informações para que possamos avançar nessa política”.

Lorena Barreto assinala ainda que o objetivo das atividades é dar seguimento a uma proposta iniciada em janeiro, antes da pandemia, quando foi realizada uma oficina de gestão do Suas voltada para gestores e técnicos da assistência social, com o objetivo de operacionalizar a assistência social dando todas as orientações, do conceito à prática.

“Nossa programação previa mais oficinas com esta proposta, mas foi necessário suspender a agenda por conta da pandemia. A proposta é que a próxima, com a participação de mais municípios, aconteça em dezembro. Nossa meta é realizar mais eventos como esse em 2021 para que possamos seguir com as metas pactuadas”, explicou Lorena Barreto.

Temas – A estrutura da gestão do Suas em âmbito municipal, a gestão do trabalho, a gestão da informação e a vigilância socioassistencial são os temas abordados na oficina. Os coordenadores das atividades também irão explicar como se dá a implementação dessas três áreas no âmbito do Suas no âmbito municipal.