Seas entrega cartões do Auxílio Estadual Permanente e realiza atendimento psicossocial no mutirão de cidadania

Texto: Ana Luiza Santos/ Fotos: Kerolyn Leigue/Seas

 

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) foi um dos órgãos mobilizados pelo Governo do Amazonas no mutirão de cidadania, que aconteceu neste sábado (19/02), nas escolas estaduais Roxana Pereira Bonessi e Isaac Benzecry, localizadas no bairro da Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus.

Ao longo do dia, uma equipe de 30 servidores da pasta deu continuidade à entrega dos cartões remanescentes do Auxílio Estadual Permanente a moradores da zona sul, que contempla bairros como São Lázaro, Santa Luzia, Raiz, Educandos, Morro da Liberdade, Betânia, Crespo e Colônia Oliveira Machado. Além disso, os técnicos ofereceram serviço psicossocial durante todo o dia.

A ação, de acordo com a secretária executiva da Seas, Kely Patrícia Silva, é uma forma de aproximar os serviços oferecidos pelo governo do estado dos cidadãos.

“Identificamos que muitas pessoas não têm acesso à internet ou ao transporte e, por isso, não sabiam que tinham direito, por exemplo, a receber o Auxílio Estadual Permanente, nem tinham como se deslocar até os pontos de distribuição dos cartões. Então trouxemos esses serviços para cá, assim como assistentes sociais que estão orientando e, também, escutando a população para melhorarmos os serviços prestados. É uma forma de aproximar o governo das pessoas e de termos uma resposta do povo sobre esses serviços”, disse.

Para encontrar remanescentes do auxílio permanente naquela zona, foi realizada uma busca ativa, em que os beneficiários foram contactados pela Seas por meio de ligação. Foi o caso do aposentado Salomão Souza, 67, morador da Colônia Oliveira Machado, que não sabia que havia sido contemplado pelo auxílio.

“Recebi uma ligação esta semana falando sobre o auxílio. Não fazia ideia de que tinha sido contemplado. Vai me ajudar muito! Vou fazer as compras para a minha casa, estou muito agradecido!”, declarou.

Durante todo o sábado, a ação ofertou serviços nas seguintes áreas: Segurança Pública; Social e Cidadania; Saúde; Saneamento; Cultura; Empreendedorismo; Moradia; Cuidados Pessoais.