Seas e parceiros realizam programação para o Dia das Crianças nos Centros de Convivência da Família e do Idoso

Foto: Jander Souza / Texto: Tânia Brandão

 

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio dos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso, realiza uma programação especial para o Dia das Crianças. A programação será desenvolvida em parceria com as secretarias de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Cultura (SEC), e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

 

Nesta quarta-feira (08/10), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro de Aparecida, zona sul, inicia as atividades às 14h, para os alunos da Escola Estadual Olavo Bilac, que fica no bairro São Raimundo. Estão programadas apresentação de palhaços, brincadeiras, danças e contação de história (que também será interpretada em Libras). Ao final das ações, será distribuído um lanche para a garotada.

 

Os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova e   Teonízia Lobo, no Mutirão, ambos na zona norte; André Araújo, no bairro da Raiz, na zona sul; Maria de Miranda leão, no Alvorada, zona centro-oeste, e 31 de Março, no bairro do Japiim, zona sul, vão fazer a festa da garotada nesta sexta-feira (11/10).

 

A diretora do CECF Padre Vignola, Elisabete Maciel, informa que no período das 8h às 11h e das 14h às 18h, a garotada poderá participar de oficinas de danças urbanas, brincadeiras de roda, dança das cadeiras e circuito recreativo, campeonato de confecção de cupcake, cinema e videogame.

 

No CECF Teonízia Lobo, a diretora Anália Mota antecipa que “a ordem é fazer a garotada largar o celular e o mundo virtual para se concentrar nas brincadeiras do mundo real”. Por isso, a partir das 8h serão realizadas brincadeiras de roda, brincadeiras no pula-pula, oficinas de pintura, tranças e penteados e cortes de cabelo prometem animar as 300 crianças que vão ainda participar de um lanche compartilhado ao final da programação.

 

No Centro de Convivência André Araújo, na Raiz, a garotada poderá se divertir nos dois turnos, pela manhã e à tarde. A programação será realizada na quadra do Centro onde será instalado um pula-pula para a garotada se divertir. A programação também contará com pintura de rosto, ginástica funcional kids, brincadeiras e distribuição de kit de guloseimas.

 

No centro Maria de Miranda Leão, a programação será realizada a partir das 14h para as 50 crianças que participam da programação e netos dos usuários do centro. O aspecto lúdico vai ser bastante explorado com a realização de brincadeiras que trabalham agilidade corporal como dança das cadeiras, cabo de guerra e outras. O destaque será um quiz sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será conduzido de forma bem divertida, livretos sobre cidadania dirigidos ao público infantil também serão doados às crianças.

 

As atividades esportivas, teatro em libras e fantoches vão ser os destaques do Centro de Convivência 31 de março, cuja programação inicia às 8h.

 

Semana da Criança – Desde o início desta semana o CECF Magdalena Arce Daou vem desenvolvendo uma programação especial direcionada às crianças, com dança, teatro, jogos tradicionais como cabo de guerra, barra-bandeira e queimada, festival de dança, coreografia e recreação aquática. A programação se estende até sexta-feira (11/10).