Seas e Ipem formalizam acordo de cooperação para destinação de produtos fiscalizados

Texto: Tânia Brandão/ Alicia Oliveira /
Fotos: Miguel Almeida

 

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) formalizaram, nesta quarta-feira (05/08), acordo de cooperação técnica que permitirá doações de produtos oriundos de apreensões realizadas pelo Ipem de maneira formal ou abaixo do peso e irregulares para fins comerciais, mas que estão aptos para utilização e consumo. Os produtos serão repassados pela Seas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, como cooperativas, associações e organizações religiosas.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica aconteceu no auditório Dorinha Prado, localizado na sede da Seas, e contou com a presença das secretárias da pasta, Maricília Costa (titular) e Andréa Cidade (adjunta), e do diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito.

Para marcar o início da parceria entre as duas instituições, o Ipem fez o repasse de 65 aparelhos de ar-condicionado a serem revertidos para entidades socioassistenciais fomentadas pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Seas.

A secretária Maricília Costa destacou que a parceria representa um importante reforço na política de Assistência Social desenvolvida pelo Governo do Amazonas, por meio da rede complementar, porque facilita a troca de informações e agiliza o repasse de produtos essenciais para o desenvolvimento de projetos e serviços socioassistenciais.

“Recebemos com muita alegria a formalização dessa parceria. Antes do acordo ser efetivado, nós precisávamos fazer pedidos a cada apreensão, o que tornava o processo demorado, mas agora nós vamos dar um importante passo para o fortalecimento das nossas ações. Hoje é um dia para se comemorar”, acentuou.

O diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, falou da parceria com a Seas e destacou a importância desse acordo, que vai viabilizar a destinação correta para as instituições que necessitam dos produtos oriundos da fiscalização do órgão.

“Esta parceria entre o Ipem e a Secretaria da Assistência Social é mais uma demonstração da transversalidade do Governo do Estado com os seus órgãos. Ao mesmo tempo em que o Ipem retira produtos que estão em desacordo com a legislação no que se refere à questão formal ou produtos da cesta básica abaixo do peso, inviáveis para fins comerciais, mas excelente para consumo, por meio deste termo de cooperação, a secretaria irá viabilizar a destinação correta a instituições e entes que necessitam desses produtos”, explicou Márcio Brito.