Plano de Educação Permanente do Suas é discutido na Seas

Texto: Tânia Brandão/ Fotos: Jaqueline Pimenta

 

O Plano de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PEP-Suas) foi um dos temas em pauta na reunião do Núcleo Estadual de Educação Permanente do Suas (Nuep), realizada na quinta-feira (27/08), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). No encontro foi discutida ainda a recomposição do Nuep, que passou a contar com novos membros com a mudança na gestão da secretaria.

Além de representantes da Seas, participaram do evento representantes do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), de instituições de ensino superior, do Fórum Estadual de Trabalhadores do Suas (Fetsuas-AM) e de usuários.

A secretária adjunta da Seas, Andréa Cidade, participou da abertura dos trabalhos e assinalou a importância da qualificação dos trabalhadores do Suas para que os serviços da Assistência Social sejam aprimorados. “É muito importante a participação de todos aqui hoje, e esperamos contribuir muito para a qualificação do trabalhador da Assistência Social”, frisou.

Revisão – O PEP-Suas, instrumento que prevê uma série de metas para a qualificação dos trabalhadores do Suas, a partir da realização de oficinas, treinamentos, cursos de formação, qualificação e outras iniciativas, será revisado.

Essa medida foi tomada pelos membros do Nuep devido ao novo contexto imposto pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, que modificou as demandas sociais.

O PEP já havia sido apreciado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes do Governo do Estado e das secretarias municipais de Assistência Social dos municípios, e seguiria para o Ceas para apreciação e deliberação. No entanto, a realidade atual é outra, bem diferente do cenário de janeiro, quando o PEP foi pactuado na CIB, conforme explicou a coordenadora do Nuep, Célia Mara Alves Ferreira.

“O plano já havia sido apresentado na CIB e precisaria ser feita uma apreciação pelo Ceas, mas, por conta de todo esse intervalo dos trabalhos provocados pela pandemia e da nova realidade social, que apresenta novos indicadores, será necessário que os novos membros tomem conhecimento das metas estabelecidas para avaliar e adaptá-las ao novo contexto”, ressaltou.

O objetivo do Nuep é proporcionar o aprimoramento aos servidores, conselheiros, usuários e trabalhadores do Suas, com a qualificação e formação continuada e passando pela certificação, para que o usuário do Suas seja bem atendido.