IV Encontro de Gestores Municipais do SUAS

Fotos: Jander da Silva Souza

Foram dois dias de muito debate, troca de informações e experiências compartilhadas. O IV Encontro Municipal de Gestores do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, reuniu secretários municipais de assistência social e técnicos de 57 municípios do Estado do Amazonas, nos dias 20 e 21 deste mês, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Na abertura do Encontro, o governador em exercício Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, falou que o Governo do estado fará um esforço para garantir os recursos para o cofinanciamento estadual no montante de R$ 5milhões para o financiamento dos serviços socioassistenciais, gestão do SUAS e Benefícios Eventuais.

A Secretária de Estado de Assistência Social Márcia de Souza Sahdo, reforçou que os projetos desenvolvidos pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, precisam mais do que os R$ 5milhões programados para o exercício de 2019. “Alguns municípios ainda não contam com unidades de CRAS, CREAS, Centro-POP, Centro Dia e implantar esses serviços é de fundamental importância para a garantia de direitos por meio do SUAS”.

O evento possibilitou aos gestores e técnicos do SUAS, discutir os principais desafios para efetivação do SUAS no Amazonas, como também, qualificar os participantes sobre os principais instrumentos de gestão, como o Plano de Ação e o Demonstrativo sintético de execução físico-financeiro (prestação de contas).

Durante o evento foram realizadas oficinas simultâneas sobre Proteção Social Básica; Proteção Social Especial e Gestão do SUAS. Paralelamente a esta atividade, aconteceu a Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que teve como pauta principal o Cofinanciamento Estadual 2019. O Fórum dos Trabalhadores do SUAS (FETSUAS-AM) aproveitou a presença dos trabalhadores e realizou plenária extraordinária para a deliberação sobre a criação do Fórum Regional de Trabalhadores do SUAS(FORTSUAS) composto inicialmente pelos municípios Manacapuru e Anamã.

Ao fazer o balanço do evento a secretária Márcia Sahdo disse que acredita que construções coletivas são as que mais dão certo e que a participação de todos para o fortalecimento do SUAS é essencial. “Nossa intenção é mostrar que a assistência social é tão importante quanto à saúde e a educação e isso aqui é uma via de mão dupla: eu desejo que vocês depositem suas esperanças nesta gestão e nós depositaremos nossas esperanças em vocês”.

Eventos

Ainda para o primeiro semestre de 2019 estão programados o Encontro Estadual de avaliação das ações estratégicas do PETI; o Seminário Intersetorial de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes; a continuidade da segunda fase do Programa CapacitaSuas nos pólos Manicoré, Tabatinga, Tefé e Manaus; realização de oficinas de Capacitação do Sistema de Condicionalidades Programa Bolsa Família(SICON). A previsão é que as visitas de apoio técnico aos municípios iniciem a partir do mês de abril.