Governo do Amazonas realiza ação social no CECF Teonízia Lobo em encerramento ao Mês da mulher

Texto: Kerolyn Leigue/ Foto: Jimmy Christian/Seas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realizou, nesta sexta-feira (31/03), uma manhã de ação social no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, localizado no bairro Amazonino Mendes, zona Norte de Manaus.

O evento foi voltado para as mulheres que frequentam o espaço e celebrava também o encerramento do Mês da Mulher e a campanha ‘Março Lilás’.

A ação contou com serviços como testagem rápida de HIV e sífilis, exames ginecológicos, vacinas contra a influenza (gripe), encaminhamentos para 1ª e 2ª via de RG, design de sobrancelha, massoterapia, e corte e escovação de cabelos.

De acordo com o diretor do centro, Hefrânio Maia, as atividades de ação social no centro são pensadas exclusivamente para a população que frequenta o local.

“Nossas atividades são pensadas para essas mulheres que residem nos arredores, como os bairros Amazonino Mendes e Novo Aleixo, e que muitas vezes não tem esses serviços ao seu alcance de forma rápida”, disse.

A dona de casa Angélica Maria, de 60 anos, que participa das atividades do centro, ressaltou a importância desses serviços para as mulheres da comunidade.

”Essa atividade foi excelente porque muitos idosos igual a mim não tem muitas oportunidades de fazer essas coisas, como sobrancelha e massagem, com essa facilidade, e essa ação aqui no Teonízia me proporcionou isso e eu agradeço muito, aqui eu me sinto valorizada”, pontuou.

Os serviços contaram com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), alunos e professores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A capital amazonense possui sete equipamentos públicos estaduais que trabalham no sentido de propiciar às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.