Famílias da Manaus 2000 e Comunidade da Sharp recebem apoio social do Governo do Amazonas

Texto: Secom Foto: Jimmy Christian/Seas

O Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (SEAS), está fazendo emissão de documentos e atendimento psicossocial para os moradores da Manaus 2000, zona sul, e da Comunidade da Sharp, zona leste, que foram afetados pela forte chuva deste sábado (25/03). Ao todo, o estado auxilia no atendimento de 220 famílias em unidades de ensino da rede pública estadual e municipal da capital amazonense.

 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto disponibilizou a Escola Estadual Nathália Uchôa, localizada no bairro Japiim, zona sul, que vai funcionar durante este final de semana como um ponto de triagem para as famílias da Manaus 2000, atingidas pela chuva. Até o momento, 19 pessoas que ficaram desabrigadas foram encaminhadas para a Igreja Católica Sagrada Família, localizada na avenida Fábio Lucena, bairro Japiim. Por lá, quatro  salas foram  disponibilizadas para acolher inicialmente os desabrigados.

 

“A escola fica localizada na área da comunidade atingida, então muitos alunos estudam aqui. Estamos atendendo todos que passam pelo cadastramento com água, alimentação e suporte nesse momento”, ressaltou a diretora da escola estadual Nathália Uchôa, Maria Glaucimeire.

 

Na zona leste da cidade, a triagem das famílias da Comunidade da Sharp está sendo realizada na Escola Municipal Aristóteles Comte de Alencar. A Escola Estadual Isaac Sverner também está disponível para receber os moradores da Sharp, caso seja necessário.

 

Serviços às famílias atingidas 

 

A Sejusc está oferecendo, nos dois pontos, serviço de emissão de documentos para que as vítimas possam ter acesso aos auxílios. Profissionais capacitados, como assistentes sociais e psicólogos, também foram disponibilizados.

 

“A importância desse atendimento é fazer o acolhimento dessas famílias que tiveram perdas. Nós temos uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, que vão levar as pessoas para uma sala, fazer o que chamamos de escuta qualificada. Nesse momento, precisamos mesmo acolher essas famílias”, disse a secretária-executiva da Sejusc, Anne Alves.

A Seas está responsável pela organização dos espaços, disponibilizando também profissionais para atendimento psicológico. Por meio do programa Prato Cheio, 250 marmitas serão distribuídas para o jantar deste sábado (25/03).

 

A Defesa Civil do Amazonas doou  47 colchões e kits com travesseiros e fronhas para as famílias da Manaus 2000. Parte foi entregue para os acolhidos nos abrigos e outra para as famílias que perderam itens pessoais. A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) também doou 200 colchões aos desabrigados da Comunidade da Sharp.

Ação integrada 

 

A ação integrada reúne as Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas e Secretaria de Estado de Assistência Socialista (SEAS), além da Defesa Civil do estado.