Centros Estaduais de Convivência abrem alas para a folia carnavalesca destacando a prevenção às ISTs

TEXTO: KEROLYN LEIGUE/FOTOS: DIVULGAÇÃO-SEAS

 

Os sete Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) e do Idoso (Ceci) administrados pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) entram em clima de Carnaval na primeira quinzena deste mês, com atividades que incluem bailes carnavalescos, desfiles de fantasia, concursos e campanhas de sensibilização contra uso de drogas, exploração sexual de crianças e adolescentes e formas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids.

 

“A partir de uma ação planejada, a Assistência Social realiza um trabalho de orientação para os usuários exercerem seu protagonismo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas realizadas de forma individual e coletiva que fazem as pessoas repensarem seus modos de vida. Este ano estamos reforçando na programação carnavalesca a prevenção das ISTs e da gravidez na adolescência”, ressaltou a secretária Márcia Sahdo, assinalando que os eventos integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

A folia começa na quinta-feira (13/02), no CECF 31 de Março, localizado no Japiim, na zona sul, no horário das 14h às 17h, com muito frevo e sambas de enredo. Na sexta-feira (14/02), é a vez da terceira idade entrar no clima festivo no Centro de Convivência do Idoso (Ceci) de Aparecida, também na zona sul, com o Baile de Máscaras. Esta já é a 12ª edição da folia, que terá a presença da corte de Carnaval, Banda da Polícia Militar, marchinhas e a bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida. A festa inicia às 14h e se estende até as 20h.

 

A Cidade Nova, na zona norte, também cai na folia na sexta-feira, quando o CECF Padre Pedro Vignola realiza seu tradicional baile de Carnaval, voltado para crianças, adultos e idosos, a partir das 19h.

Na semana seguinte, o Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no Alvorada, zona centro-oeste, fará um Carnaval apostando na sensibilização dos seus usuários. O Carnaval da Família, que acontece na próxima segunda-feira (17/02), a partir das 14h, além de marchinhas executadas pela Banda da Polícia Militar, terá uma ação de panfletagem sobre ISTs/Aids com o objetivo de sensibilizar o público sobre o tema. O ponto alto da programação será o concurso de fantasias entre os idosos.

 

Localizado na avenida Brasil, bairro de Santo Antônio, na zona oeste, o CECF Magdalena Arce Daou realizará seu Carnaval no dia 19 de fevereiro, com início às 14h e indo até as 19h. Está prevista a participação da Banda da Polícia Militar e da roda de samba Samba da Gente, que prometem agitar os foliões do espaço. Durante toda a programação, também serão distribuídos panfletos com o intuito de sensibilizar sobre os riscos de ISTs/Aids, os perigos do uso de álcool e outras drogas psicoativas. Serão ainda feitos alertas sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

Ainda na mesma semana, no dia 21, o CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, zona norte, inicia suas festas as 18h e segue até as 22h, com a proposta de resgate das clássicas marchinhas de Carnaval.  Mas, antes de cair na folia, os jovens do bairro participam de uma roda de conversa sobre a prevenção à gravidez na adolescência com o tema “Aproveitando a Adolescência”. Ao longo do dia, será desenvolvida uma programação especial para o público com desfile de máscara e espaço para pintura.

 

O Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, no bairro da Raiz, zona sul, encerra as programações de Carnaval dos Centros de Convivência no dia 28, com o baile do Havaí, no horário das 17h às 22h. As bandas da Polícia Militar e Hits já garantiram presença. Além de sorteio de brindes, a folia terá a escolha da melhor fantasia para adultos e crianças, com premiação, e também contarão com a campanha de sensibilização contra ISTs e Aids.

 

As folias nos Centros de Convivência da Família e do Idoso fazem parte da Proteção Básica da Assistência Social, que investe no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários como forma de prevenir situações de risco e vulnerabilidade.

 

Os Centros de Convivência da Família e do Idoso são coordenados pela Seas em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Desporto e de Cultura e Economia Criativa, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

 

Confira a programação:

 

Quinta-feira (13/02)

14h às 17h

Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março

Rua C21, Conj. 31 de Março, bairro Japiim, zona sul

Com muito frevo e sambas enredo

 

Sexta-feira (14/02)

14h às 20h

Centro Estadual de Convivência do Idoso de Aparecida

Rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona sul

Com Baile de Máscaras, corte do Carnaval, banda da Polícia Militar, marchinhas e bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida

 

A partir das 19h

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte

Tradicional baile de Carnaval voltado para crianças, adultos e idosos a partir das 19h.

 

Dia 17 de fevereiro

A partir das 14h

Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão

Avenida Loris Cordovil, s/nº, Alvorada, zona centro-oeste

Com as marchinhas executadas pela Banda da Polícia Militar, ação de panfletagem sobre ISTs/Aids e concurso de fantasias entre os idosos.

 

Dia 19 de fevereiro

Das 14h às 19h

Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou

Avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste

Com a participação das bandas da Polícia Militar e a roda de Samba Samba da Gente

 

Dia 21 de fevereiro

Das 18h às 22h

Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo

Rua Itaeté, 200, bairro Amazonino Mendes (Mutirão), zona norte

Resgate das clássicas marchinhas de Carnaval, roda de conversa sobre a prevenção à gravidez na adolescência com o tema “Aproveitando a Adolescência”, desfile de máscara e espaço para pintura

 

Dia 28 de fevereiro

Das 17h às 22h

Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo

Rua Cinco, Conj. Costa e Silva, s/nº, Raiz, zona sul

Com o baile do Havaí, bandas da Polícia Militar e Hits, sorteio de brindes, escolha da melhor fantasia para adultos e crianças com premiação

 

 

Mais informações:  Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas): Tânia Brandão (99100-8440) e Margarida Nunes (99969-2901).